Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Acessos: 18553

 

GEN BDA CARLOS JOSÉ ROCHA LIMA

 

AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE DA 7ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA, O GENERAL DE BRIGADA CARLOS JOSÉ ROCHA LIMA DESEMPENHAVA A FUNÇÃO DE ASSISTENTE-SECRETÁRIO DO COMANDANTE DE OPERAÇÕES TERRESTRES EM BRASÍLIA/DF.

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 31 DE MARÇO DE 2021. 

NASCIDO EM 29 DE NOVEMBRO DE 1969, NA CIDADE DE SOUSA/PB, É FILHO DO 3º SGT JOAQUIM ROCHA LIMA (IN MEMORIAM) E CECÍLIA PEREIRA DE LIMA (IN MEMORIAM).

INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 22 DE FEVEREIRO DE 1988, NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, SEDIADA EM RESENDE/RJ.

FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL DE INFANTARIA EM 30 DE NOVEMBRO DE 1991, SENDO CLASSIFICADO NO 15º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, SEDIADO EM JOÃO PESSOA/PB, ONDE DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE PELOTÃO, INSTRUTOR DO NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAS DA RESERVA E OFICIAL DE INTELIGÊNCIA, DE 1992 A 1997.

CURSOU A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS EM 1998, SENDO CLASSIFICADO NO 16º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, SEDIADO EM NATAL/RN, ONDE DESEMPENHOU AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DA 1ª E 2ª COMPANHIAS DE FUZILEIROS, OFICIAL DE OPERAÇÕES E OFICIAL DE INTELIGÊNCIA, DE 1999 A 2002.

FOI OFICIAL DO GABINETE DO COMANDANTE DO EXÉRCITO E INSTRUTOR DA ESCOLA DE INTELIGÊNCIA MILITAR DO EXÉRCITO, SEDIADO EM BRASÍLIA/DF, EM 2003 E 2004.

EM 2005 E 2006, COMANDOU A 5ª COMPANHIA POLÍCIA DO EXÉRCITO, SEDIADA EM CURITIBA/PR.

CURSOU A ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, SEDIADA NO RIO DE JANEIRO/RJ, EM 2007 E 2008.

COMO OFICIAL DE ESTADO-MAIOR, CHEFIOU A SEÇÃO DE SERVIÇO MILITAR REGIONAL, OFICIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E OFICIAL DE INTELIGÊNCIA DA 10ª REGIÃO MILITAR, SEDIADA EM FORTALEZA/CE, DE 2009 A 2012.

EM 2013 E 2014, COMANDOU O 36º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO, EM UBERLÂNDIA/MG.

FOI CHEFE DA CÉLULA DE OPERAÇÕES (U3) DA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ESTABILIZAÇÃO DO HAITI (MINUSTAH), EM 2015 E 2016.

DE 2017 A 2021, FOI CHEFE DA DIVISÃO DE ADESTRAMENTO DA CHEFIA DO PREPARO DO COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES E ASSISTENTE-SECRETÁRIO DO COMANDANTE DE OPERAÇÕES TERRESTRES.

ALÉM DOS CURSOS JÁ CITADOS, POSSUI OS SEGUINTES CURSOS E ESTÁGIOS MILITARES:

CURSO INTERMEDIÁRIO DE INTELIGÊNCIA NA ESCOLA DE INTELIGÊNCIA MILITAR DO EXÉRCITO (ESIMEX);

CURSO AVANÇADO DE INTELIGÊNCIA NA ESCOLA DE INTELIGÊNCIA MILITAR DO EXÉRCITO (ESIMEX);

CURSO DE DIREÇÃO DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA MILITAR NO INSTITUTO DE INTELIGENCIA DE LAS FUERZAS ARMADAS DA REPÚBLICA DA ARGENTINA;

CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG);

CURSO DE SEGURANÇA MILITAR NACIONAL E COMANDO NA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA;

ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO E OPERAÇÕES NA CAATINGA NO 72º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO;

ESTÁGIO DE MOTOCICLISTA MILITAR NA 5ª COMPANHIA DE POLÍCIA DO EXÉRCITO;

ESTÁGIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA OFICIAIS DO QEMA NO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO (CCOMSEX); E

ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO DE MISSÃO DE PAZ PARA OFICIAIS NO CENTRO CONJUNTO DE OPERAÇÕES DE PAZ DO BRASIL (CCOPAB).

É BACHAREL DE DIREITO PELA FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA (FGF) E PÓS-GRADUADO EM DIREITO PENAL MILITAR E PROCESSUAL PENAL MILITAR PELA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO.

ENTRE AS PRINCIPAIS CONDECORAÇÕES ESTÃO A MEDALHA DO ORDEM DO MÉRITO MILITAR (GRAU COMENDADOR), ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO (GRAU DISTINÇÃO), MEDALHA MILITAR DE OURO, MEDALHA CORPO DE TROPA (BRONZE), MEDALHA DO PACIFICADOR, MEDALHA MARECHAL TROMPOWSKY, MEDALHA DAS NAÇÕES UNIDAS (2ª MINUSTAH), DISTINTIVO DE COMANDO PRATEADO E DISTINTIVO DE COMANDO DOURADO.

É CASADO COM A SRª MARY RIVANDA E POSSUI TRÊS FILHOS – MATHEUS, SOPHIA E CARLOS JÚNIOR.

registrado em:
Fim do conteúdo da página