Operação Mandacaru: Exército prossegue com atuação ostensiva para garantia da Lei e da Ordem no Ceará
O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar, iniciou a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (Operação Mandacaru), na cidade de Fortaleza-CE, decretada pelo Presidente da República pelo período de 21 a 28 de fevereiro. A decisão ocorreu após solicitação do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.
O objetivo da operação é a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. A missão inclui estabelecer um ambiente estável e seguro, por meio de operações de Garantia da Lei e da Ordem, compreendendo atividades de patrulhamento ostensivo, utilizando as medidas necessárias para o cumprimento das missões.
No dia 21 de fevereiro, o Comandante da Operação, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, conduziu uma reunião com Órgãos de Segurança Pública e instituições envolvidas e emitiu suas diretrizes gerais. O Comando da Operação terá sob seu Controle Operacional efetivos das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais, disponibilizados para a operação.
No dia 22 de fevereiro, foi realizado um Apronto Operacional no 23º Batalhão de Caçadores, onde a tropa empregada na operação, logo após receber as orientações do Comandante, seguiu para os seus pontos de atuação nas ruas de Fortaleza. Logo em seguida, o General Cunha Mattos, Comandante Operacional, e o General Ulisses de Mesquita Gomes, Comandante Tático da Operação Mandacaru, participaram de uma coletiva de imprensa.
Em 23 de fevereiro, a operação foi reforçada por veículos blindados, helicópteros da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. A tropa realiza patrulhamento ostensivo, motorizado e a pé, e segurança de pontos estratégicos espalhados por toda a cidade. Neste dia, também, o Comando da Operação MANDACARU recebeu o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, que veio avaliar as condições de execução.
Em 24 de fevereiro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e da Advocacia-Geral da União, André Luiz Mendonça, visitaram o Centro de Operações da Operação MANDACARU, nas instalações do Comando da 10ª Região Militar. Nessa ocasião, o General Freire Gomes apresentou aos ministros as condições de execução da operação. Em seguida, o Comandante da 10ª Região Militar, General Cunha Mattos expôs como as tropas estão dispostas no terreno e os meios logísticos empregados. No prosseguimento, tiveram reunião com o Governador do Estado no Palácio da Abolição.
Redes Sociais