CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO DE SARGENTOS – 16º BI Mtz (BATALHÃO ITAPIRU)
Em 15 de março, o General de Brigada Lucio Alves de Souza, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Felipe Camarão”, prestigiou a formatura de incorporação e entrega da boina de 85 (oitenta e cinco) novos alunos aprovados e matriculados no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz), Organização Militar Diretamente Subordinada à esta Grande Unidade.
O CFGS do 16º BI Mtz faz parte de um sistema de 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), as quais são supervisionadas e coordenadas pela Escola de Sargento das Armas – ESA. A missão da UETE é iniciar a formação básica do sargento de carreira do Exército Brasileiro, com duração de um ano. Ao término do 1º ano, os alunos estarão aptos a cursarem o 2º Ano de formação, a ser realizado em um dos seguintes Estabelecimentos de Ensino, obedecendo a escolha realizada, considerando o mérito individual, ao término do 1º ano: Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações – MG, Escola de Sargentos de Logística (EsLog), no Rio de Janeiro – RJ, e Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté – SP.
A solenidade contou ainda com a presença do Tenente-Coronel Euler de Paula Gomes, Comandante do 16º BI Mtz, dos Gen R/1 Burgos e Cel R/1 Moura, antigos Comandantes do Batalhão Itapiru, de Oficiais das Organizações Militares da Guarnição de Natal, dos Adjuntos de Comando e familiares.
Momento marcante da cerimônia foi a entrega da boina ao Aluno Alexandre Gomes Tenório Júnior, natural de Pilar/AL, 1º colocado no concurso realizado em âmbito nacional.
Nas suas palavras, o Gen Souza destacou a importância do apoio da família na motivação dos jovens alunos para o estudo constante, cujo resultado do rendimento escolar será decisivo para as etapas futuras da carreira militar que ora se inicia. Aos novos alunos, o nosso desejo de continuado êxito e, que mantenham o foco no Compromisso à Bandeira Nacional, nos Valores e Deveres Militares e da Ética Militar para o cumprimento da Missão.
Redes Sociais