Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > ENTRADA DOS NOVOS ALUNOS DO NPOR – 16º BI Mtz (BATALHÃO ITAPIRU)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

ENTRADA DOS NOVOS ALUNOS DO NPOR – 16º BI Mtz (BATALHÃO ITAPIRU)

  • Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 08h18
  • Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 16h57
Em 19 de fevereiro, o General de Brigada Lucio Alves de Souza, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Felipe Camarão”, prestigiou a entrada simbólica de 30 (trinta) novos alunos pelos portões do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, Organização Militar Diretamente Subordinada à esta Grande Unidade.

Os Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva (OFOR) são estabelecimentos de ensino militar, da linha de ensino bélico do Exército Brasileiro formadoras de oficiais subalternos da Reserva de 2ª Classe, para o desempenho de funções elementares de tropa, na paz ou na guerra.

Alinhado com o início das comemorações dos 80 anos do emprego da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Teatro de Operações Europeu, particularmente o NPOR do Batalhão ITAPIRU surgiu na década de 1940, por necessidade do Exército Brasileiro para completar seu quadro de oficiais e o envio de tropas para a II Guerra Mundial. No período do pós-guerra o Núcleo teve suas atividades de instrução paralisadas, só retomado-as em 1962, por solicitação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma dos universitários potiguares cumprirem o Serviço Militar obrigatório.

A solenidade contou ainda com a presença do Cel QOCBM Luiz Monteiro da Silva Junior, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte.

Nas suas palavras, o Gen Souza destacou a importância do Compromisso à Bandeira Nacional, dos Valores e Deveres Militares e da Ética Militar para o cumprimento da Missão.

Aos novos alunos, o nosso desejo de continuado êxito e, que mantenham vivo o legado deixado pelos pracinhas formados nesse prestimoso estabelecimento de ensino militar.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página