Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DIA INTERNACIONAL DOS PEACEKEEPERS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA INTERNACIONAL DOS PEACEKEEPERS

  • Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 14h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2024, 18h20

    No dia 28 de maio, o General de Brigada Lucio Alves de Souza, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), presidiu a solenidade em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers, realizada no 17º Grupo de Artilharia de Campanha, uma Organização Militar Diretamente Subordinada (OMDS).
    Essa data celebra o 29 de maio de 1948, quando os boinas-azuis, sob a bandeira da Organização das Nações Unidas, foram enviados para monitorar o acordo de cessar-fogo árabe-israelense.
    Atualmente, o Brasil tem ocupado cada vez mais destaque no cenário de operações de paz sob a égide das Nações Unidas, pois emprega militares em diversas operações, incluindo no Chipre, Iêmen, Líbano, Mali, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Saara Ocidental, Somália, Sudão, Sudão do Sul e Abyei. Destaca-se a crescente participação feminina brasileira nessas missões de paz.
    A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da 7ª Bda Inf Mtz, do Tenente-Coronel Renato Macedo Bione da Silva, Comandante do Grupo Jerônimo de Alburquerque, dos Comandantes das Organizações Militares, Oficiais e Praças da Guarnição de Natal, Adjuntos de Comando e convidados.
    O ponto alto da formatura foi marcado pela entrega de distintivos de ex-integrantes de missões de paz e desfile do grupamento de peacekeepers da Guarnição de Natal.
    Nas suas palavras, o General Souza reverenciou o esforço e a participação dos militares brasileiros em operações de paz, destacou a importância da dedicação no estudo de um idioma estrangeiro, importante para a seleção dos contingentes, além de parabenizar todos os soldados da paz.
    Aos peacekeepers, nossa gratidão, profundo respeito e reconhecimento pelo sacrifício extremo nas operações, onde alguns destes brasileiros perderam a vida em prol da paz. Portanto, prestamos esta justa homenagem a eles, sensibilizando-nos com suas famílias.
    A paz começa em cada um de nós.

registrado em:
Fim do conteúdo da página