Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DIA DA ARMA DE ARTILHARIA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DA ARMA DE ARTILHARIA

  • Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 16h38
  • Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 19h39

    No fim da tarde do dia 10 de junho, o General de Brigada Lucio Alves de Souza, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), presidiu a solenidade em comemoração ao Dia da Arma de Artilharia, ocorrida no 17º Grupo de Artilharia de Campanha (17º GAC), Organização Militar Diretamente Subordinada.
    A data homenageia o Marechal Emílio Luís Mallet, nascido em 10 de junho de 1801, em Dunquerque, na França. O Marechal Mallet emigrou para o Brasil aos 17 anos, onde iniciou sua carreira militar na Artilharia. Lutou em várias batalhas, destacando-se na Campanha da Tríplice Aliança, sendo promovido por sua liderança e bravura.
    Na Batalha de Tuiuti, em 1866, a maior batalha campal da América do Sul, sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo decisiva para barrar o avanço da tropa inimiga. Esse feito se eternizou na história militar brasileira pela célebre frase: “Eles que venham. Por aqui não passam.” Tornou-se patrono da Artilharia Brasileira em 1932.
    A Arma de Artilharia é conhecida pela eficiência, precisão e alto poder de fogo de seus obuseiros nos campos de batalha, conferindo-lhe o adjetivo de “Poderosa”. Constitui um meio nobre em combate, com tecnologias avançadas e projetos estratégicos, mantendo suas tradições de precisão, rapidez, letalidade, além da capacidade de saturar uma grande área com seus fogos.
    A Artilharia Antiaérea, uma especialização da Arma, tem a incumbência de defender o espaço aéreo, em complemento à Força Aérea Brasileira, tanto em tempos de paz quanto de guerra, atuando com radares e armamentos específicos frente a possíveis ameaças aéreas que possam surgir.
    A solenidade contou ainda com a presença do Senhor General de Exército José Carlos Leite Filho, antigo Comandante Militar do Nordeste, do Senhor Daniel Coelho Soares, Procurador-Chefe da Advocacia Geral da União, do Cel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, do Deputado Estadual Cel Azevêdo, do Cel André Gianasi Júnior, Chefe do Estado-Maior da 7ª Bda Inf Mtz, do Cel Veterano Erland Correia Mota, Assessor de Relações Institucionais da 7ª Bda Inf Mtz e eterno Comandante do 17º GAC, do Tenente-Coronel Renato Macedo Bione da Silva, Comandante do 17º GAC, dos Comandantes das Organizações Militares, representantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares, dos Veteranos, dos Oficiais e Praças da Guarnição de Natal, dos Adjuntos de Comando, ex-integrantes do Grupo Jerônimo de Albuquerque, da família militar e convidados.
    Nas suas palavras, o Gen Souza agradeceu a presença de todos e destacou a importância e o orgulho da manutenção das tradições da Arma de Artilharia.
    Aos integrantes da “Poderosa Artilharia” os cumprimentos da Brigada Felipe Camarão e, que mantenham viva as tradições e os exemplos deixados pelo Marechal Mallet, com as bençãos de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página