Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > EXERCÍCIO DE ADESTRAMENTO DA 7ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA MARCA O INÍCIO DA INTEGRAÇÃO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA COM A SIMULAÇÃO VIRTUAL.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

EXERCÍCIO DE ADESTRAMENTO DA 7ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA MARCA O INÍCIO DA INTEGRAÇÃO DA SIMULAÇÃO CONSTRUTIVA COM A SIMULAÇÃO VIRTUAL.

  • Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 17h46
  • Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 17h46
No período de 18 a 25 de novembro, a 7ª DE conduziu o adestramento do Comando e do Estado-Maior da 7ª Bda Inf Mtz em uma operação de marcha para o combate, seguida de um ataque. Para tal, foi realizado um Exercício de Posto de Comando (PC), apoiado pela Simulação Construtiva por meio do software COMBATER.
O Exercício foi conduzido de forma remota, com os PC desdobrados em Natal-RN e a Simulação Construtiva conduzida em Santa Maria-RS, envolvendo um efetivo de 162 militares, sendo aproximadamente 80 oficiais, 45 praças e 20 cabos e soldados.
Na Guarnição de Natal-RN, foi montada a estrutura da Direção do Exercício, do Escalão Superior do Exercício (7ª DE) e do Comando e Estado-Maior da 7ª Bda Inf Mtz e suas Organizações Militares subordinadas, com seus PC desdobrados no terreno e seus meios de Comando e Controle instalados, possibilitando a obtenção da consciência situacional ao Comando da GU por meio do C² em Cmb.
Na Guarnição de Santa Maria-RS, funcionou a estrutura do Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) no Centro de Adestramento Sul, onde os oficias controladores das OM Sbrd da 7ª Bda Inf Mtz conduziram, no COMBATER, as operações planejadas pela GU.
Na oportunidade, como parte do projeto de integração da Simulação Construtiva com a Simulação Virtual, uma equipe do COTER empregou o Virtual Battlespace 3 (VBS 3), normalmente utilizado na Simulação Virtual para o adestramento tático de pequenas frações. Entretanto, no adestramento da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada o VBS foi utilizado com duas finalidades:
- produzir voos de SARP, em terreno digital, como produto de inteligência para o estudo do terreno e do inimigo por parte dos Estados-Maiores envolvidos no exercício, complementando as informações disponibilizadas pelas cartas topográficas e pelo COMBATER; e
- emprego dos óculos de realidade virtual em reconhecimentos aéreos na área do exercício.
Dessa forma, o exercício de adestramento do Comando e do Estado-Maior da 7ª Bda Inf Mtz atingiu os objetivos propostos pela 7ª DE, e também, marcou o início da integração das tecnologias empregadas na Simulação Construtiva e na Simulação Virtual.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página