Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade ao dia da ''Tomada de Monte Castelo''
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Solenidade ao dia da ''Tomada de Monte Castelo''

  • Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 18h37
  • Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 18h37
No dia 21 de fevereiro, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz) comemorou a Tomada de Monte Castelo pelas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a II Guerra Mundial. A solenidade militar foi realizada no 16° Batalhão de Infantaria  Motorizado, oportunidade em que contou com as tropas das Organizações Militares da Guarnição de Natal/RN, sob o comando da 7ª Bda Inf Mtz, para prestar uma justa homenagem ao feito heroico ocorrido há 77 anos. 
Estiveram presentes na formatura, o Comandante da 7° Bda Inf Mtz, o Chefe do Estado-Maior da 7° Bda Inf Mtz e os Comandantes das Organizações  Militares da Guarnição de Natal. 
O ponto alto da cerimônia foi a presença do 2° Ten João Carlos de Lima (Ex- Combatente da FEB) que, aos 99 anos de idade, externou entusiasmo e sentimento civico patriótico,  representando a bravura, a tenacidade e a determinação do soldado brasileiro que combateu pela paz e pela liberdade, nos campos de batalha europeus ou na defesa do litoral brasileiro.
* Em 1944, mais de 25 mil brasileiros foram enviados à Itália, durante a II GM, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), para lutar contra os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
** A Tomada de Monte Castelo, pelas tropas brasileiras, foi uma vitória estratégica contra o Exército alemão e custou a vida de 478 soldados brasileiros. A conquista do objetivo possibilitou o avanço dos Aliados no Norte da Itália, contribuindo para a derrota das potências do Eixo e para o fim da guerra.
Pátria! Brasil!

registrado em:
Fim do conteúdo da página