Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – BANT (Natal/RN)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – BANT (Natal/RN)

  • Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 11h01
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 16h36

Na manhã de 24 de outubro de 2024, o General de Brigada Klauber Rogerio Candian, Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), participou da cerimônia militar em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrando os feitos de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira, e o marco histórico do primeiro voo do 14-bis.
A data de ontem foi escolhida para celebrar o Dia do Aviador e da FAB porque, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo do 14-bis, no Campo de Bagatelle, em Paris. Naquele dia, diante de mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, o brasileiro voou 60 metros em sete segundos, a uma altura de dois metros do solo, utilizando uma máquina mais pesada que o ar, o que representou um marco fundamental para a aviação mundial.
Presidida pelo Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, Comandante da Base Aérea de Natal, a cerimônia iniciou-se com a leitura da Ordem do Dia, seguida pela entrega de condecorações e desfile militar da tropa formada. O evento contou também com a presença do Vice-Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3º Distrito Naval, e de outras autoridades das forças de segurança e convidados de destaque.
O ponto alto da solenidade foi a imposição da Medalha "Ordem do Mérito Aeronáutico". Instituída pelo Decreto-Lei Nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, regulamentada pelo Decreto Nº 94.601, de 14 de julho de 1987, e alterada pelo Decreto Nº 2.630, de 16 de junho de 1998, essa honraria reflete as mais nobres tradições da Aeronáutica. Em 2024, a medalha foi concedida a personalidades notáveis que se destacaram nas diversas ações empreendidas pela FAB ao longo do ano.
A cerimônia prestou homenagem aos aviadores que cruzam os céus guiados pelo espírito visionário de Santos Dumont e enalteceu os homens e mulheres da FAB, que trabalham incansavelmente para proteger o espaço aéreo nacional e garantir a soberania do Brasil, cumprindo a nobre missão de defender a pátria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página