Relembrando da Rabdomiólise
Natal-RN/ Cmdo 7ª Bda Inf Mtz (15) - Diante da proximidade dos meses mais quentes do ano, o Comando da 7ª Bda Inf Mtz resolve relembrar, por oportuno, o conceito básico de Rabdomiólise, em razão de que a atividade militar necessita da preparação física e de constante adestramento.
Para atingir os objetivos, os militares devem superar sucessivos obstáculos e submeter-se a rigorosos exercícios, mas alguns cuidados são necessários. Durante as atividades físicas, hidrate-se, não consuma suplementos alimentares sem orientação médica ou de um nutricionista e não faça uso de drogas ou de álcool.
Combata a Rabdomiólise, síndrome que se caracteriza pela quebra das células musculares e ocorre em atividades físicas intensas. Saiba que, quando associada ao calor extremo e à privação de água, pode ocasionar uma disfunção dos rins e levar o indivíduo à morte.
Procure sempre orientação de seus superiores hierárquicos e siga os planejamentos previstos nas atividades dos quartéis. Previna-se!!!
Os principais fatores que elevam o risco de acidente térmico pelo calor são:
- não estar aclimatado ao calor (com menos de 10 a 14 dias de treinamento na área);
- sofrer exposição acumulada (2-3 dias) nas seguintes situações: aumento na exposição ao calor, elevados níveis de exigência física, baixa qualidade de sono e de repouso;
- baixos níveis de aptidão física;
- sobrepeso;
- estar acometido por enfermidades menores (diarreia, vômitos, febre, náusea);
- estar fazendo uso de medicamentos e/ou suplementos (antialérgicos ou remédios para gripe, suplementos com ephedra etc);
- ingerir álcool nas últimas 24 horas;
- possuir histórico de acidentes térmicos prévios;
- possuir enfermidades na pele, como queimaduras de sol ou brotoejas, que interfiram na sudorese;
- ter idade superior a 40 anos.
Redes Sociais